sábado, 11 de dezembro de 2010

Pelo direito à constituição de uma família

Olá.

Iniciam-se hoje os trabalhos do blog Projeto "Eu vos declaro...", que vai acompanhar o passo a passo do documentário "Eu vos declaro..." sobre como a falta de uma legislação clara sobre a união civil homossexual afeta a vida de milhares e milhões de brasileiros.

A ideia do filme surgiu durante uma aula da pós-graduação em Cinema Documentário da Fundação Getúlio Varga (FGV-SP). Enquanto o professor Guilherme de Assis Almeida falava sobre as formas da violência, ficou claro para mim que, o direito à constituição de uma família é ainda vetado aos gays. Embora, tanto na constituição do país quanto na Declaração Universal dos Direitos Humanos, criada em 1948, todos sejamos iguais perante a lei.

Diz o artigo 16 da Declaração Universal dos Direitos Humanos:

“Os homens e mulheres de maior idade, sem qualquer restrição de raça, nacionalidade ou religião, têm o direito de contrair matrimônio e fundar uma família. Gozam de iguais direitos em relação ao casamento, sua duração e sua dissolução.”

Realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural - 2010, o documentário "Eu vos declaro..." vai mostrar, por meio de três casais (em fase de seleção), como é a vida de quem a despeito do preconceito e das amarras sociais, assume-se como casal homossexual e busca direitos iguais à parcela heterossexual da população.

Misturem-se!

Um comentário:

  1. Veja nosso canal em favor dos direitos LGBTT no youtube: www.youtube.com/ongnovaconsciencia

    Eles estão na seção "ser gay é um direito e não uma opção". Namaste!

    ResponderExcluir