sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Em discurso, deputado defende casamento gay

via Folha.com

Na quinta-feira, em seu primeiro discurso na Câmara, o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) afirmou que trabalhará principalmente pela garantia dos direitos dos LGBTs, já que era o primeiro deputado eleito assumidamente homossexual.

Jean, que ficou conhecido após vencer o "Big Brother Brasil 5" (Globo), em 2005, promete lutar pela aprovação de uma PEC (proposta de emenda constitucional) que reconheça o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

"É preciso mostrar que aquela família de comercial de margarina não existe ou existe ao lado de muitas outras famílias diferentes. A ausência de leis não significa que a realidade [da união de pessoas do mesmo sexo] não exista", afirmou ele.

O deputado explicou que o casamento civil é diferente do reconhecimento da união estável entre homossexuais, que está sendo julgado pelo Supremo. "O casamento garante os direitos sucessórios, por exemplo."

Marta Suplicy (PT-SP), vice-presidente do Senado, também já manifestou que seu mandanto vai priorizar as questões ligadas ao movimento gay.

Menos de dez deputados estavam presentes no discurso de Jean Wyllys.

Nenhum comentário:

Postar um comentário